segunda-feira, 30 de junho de 2014






IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

      Escola Municipal de Ensino Fundamental “Wladimir Salzano”
Endereço: Rua Batista Arnoni, 281, Vila Maria
Cep: 13660-000                                                 Município: Porto Ferreira
Telefone: (19) 35853077   Código CIE: 482 985
Identificação Unidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de Porto Ferreira
Rua: Praça  Cornélio Procópio , 90  Centro  
Telefone: (19)  3589-5200

1-    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Manhã: 7:00h às 12:00h                                  Tarde: 12:30 h às 17:30 h
2-    CURSOS E HABILITAÇÕES
Ensino Fundamental de 1º Ano à 5º Ano (09 anos)



Histórico do prédio
O estabelecimento ora revitalizado entrou em funcionamento a partir de 15 de fevereiro de 1968, como uma unidade escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria) – o Centro Educacional Sesi 334. O empenho de Wladimir Salzano foi fundamental para a vinda da escola para Porto Ferreira. A Escola do Sesi funcionou, por 2 anos, em sua residência, enquanto terminava, por sua conta e em seu terreno, a construção do prédio na Vila Santa Maria. No início oferecia o curso primário para atender às necessidades da parte da cidade que, pela distância existente, ressentia da falta de um estabelecimento público de ensino.
Já na década de 1970 a escola passou a contar com nove classes de primeiro grau, com 370 alunos matriculados nos três períodos. Em 1986, durante a comemoração dos 40 anos do Sesi e 18 anos do CE Sesi 334 em Porto Ferreira, o prefeito municipal Dorival Braga anunciou a aquisição do prédio pela Prefeitura e a construção, ao lado, da EMEI “Mãe Maria”. Na ocasião, o bairro Santa Maria estava sendo asfaltado. Nesta época a unidade contava com cerca de 600 alunos, em 16 classes.
Em 2002 a Administração Municipal, durante o governo André Braga, construiu mais cinco salas de aula, destinadas a biblioteca, informática e salas de aula. Além disso, estava em construção a cobertura, reforma do piso e iluminação da quadra poliesportiva com vestiários. Também foram realizadas pintura e remodelação do atual prédio. Na ocasião Nenê Salzano foi homenageado como patrono do prédio da escola. Logo, o Sesi de Porto Ferreira ocupava o prédio municipal Wladimir Salzano.
Em 2009, a Prefeitura Municipal transferiu escritura de terreno no Parque Residencial José Gomes, a fim de que o novo centro educacional fosse construído. Em 2012, o ano letivo foi iniciado na nova localidade e este antigo prédio foi devolvido à Prefeitura.
Wladimir (Nenê) Salzano
Era o quinto filho do casal Paschoal Salzano – ex-prefeito municipal de 1952-1955– e de dona Ana Maria Libertucci Salzano. Possuía como irmãos Erlindo Salzano (médico e vice-governador do Estado de 1951 a 1954), Ermídio Salzano (dentista e professor universitário), Alberto Salzano, Alcides Salzano (professor) e Emilda Salzano (professora).
Nasceu em 28 de março de 1917. Cursou o Grupo Escolar “Sud Mennucci” e a Escola Normal de Pirassununga. Com 16 anos foi para São Paulo, permanecendo na capital do Estado por 20 anos (de 1933 a 1953). Cursou o Ginásio Paulista. Vendedor de livros da Livraria Minerva e, no período noturno, trabalhava no jornal impresso “Diário da Noite”. Posteriormente, de 1938 a 1953, passou a vender títulos de Capitalização da Sul América. Também exerceu o ofício de embalsamar cadáveres na Faculdade de Medicina, no Departamento de Anatomia Descritiva e Topográfica.
Foi presidente do Porto Ferreira Futebol Clube (gestão de 1949 a 1952), tendo montado em 1949 o time de futebol “Onze Heróis FC”. Foi sócio fundador da Sociedade Cultural de Porto Ferreira, e também sócio fundador do Rotary Club.
Quando retornou ao município, em 1953, com o pai prefeito municipal e o irmão, Erlindo Salzano, exercendo o cargo de Vice-Governador do Estado de São Paulo, Nenê passou a administrar os imóveis da família, continuando o projeto de expansão da cidade, iniciado, na década de 1950, pelo pai e irmão, constituindo-se os bairros Vila Nova, Jardim Primavera, Vila Santa Maria e Vila Daniel. Doou vários terrenos ao município ou entidades, entre eles o antigo aeroporto e a sede do Rotary Club.
Casou-se, em 29 de dezembro de 1954, com dona Maria da Penha Gentil. Não deixou filhos. Residiu por muito tempo em uma ampla casa defronte à Praça Paschoal Salzano, nº 82.
Atuou como sócio fundador da Sociedade Cultural de Porto Ferreira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), exercendo a presidência da primeira gestão da entidade, e, também, foi como sócio fundador do Rotary Club, tornando-se o patrono da sede social.
Participou da Irmandade de Misericórdia do Hospital Dona Balbina, durante muitas gestões, bem como do Porto Ferreira Futebol Clube e da Sociedade Esportiva Palmeirinha. Contribuiu, por meio de doações em dinheiro, com inúmeras obras assistenciais de Porto Ferreira.
Na política, foi o vereador mais votado em 1968, com 493 votos, entre 11 vereadores. Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1971-1972. Nas eleições de 1972, Wladimir Salzano saiu candidato a prefeito, tendo como vice José Zuffo, mas perderam para Dorival Braga (prefeito) e Caetano Peripato (vice).

Faleceu em 11 de agosto de 2003, com 86 anos. Seu corpo foi velado na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube.