quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Jogo: Nunca Dez com Material Dourado

A sala da Professora Maria Aparecida Coutinho, 2º ANO A, fez um jogo com o material dourado!

    Objetivo Geral: Desenvolver uma oficina para incentivar a utilização do      material dourado para trabalhar os conceitos de unidades, dezenas e centena.

Objetivo específico: O jogo consiste na soma dos valores obtidos nos dados, com objetivo de facilitar o entendimento da noção real do número inteiro e da passagem da unidade para dezena e da dezena para centena.

Em grupos de 3 ou 4 alunos

Material: dois dados os cubinhos e as placas do material dourado. 
 


Direitos de aprendizagem: a construção de novos conhecimentos, aprofundamento do que foi trabalhado, revisão de conceitos já aprendidos,  desenvolvimento da capacidade de organização, análise e reflexão e uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras. Também irá favorecer o trabalho com as trocas presentes no “algoritmo” da adição com o reagrupamento, utilizando o material dourado. Favorecerá ainda a memorização de adições envolvendo números menores que dez. E mais serão capazes de Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da adição. Construir fatos básicos da adição a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo. Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos que envolvem a adição. Resolver situações-problema, compreendendo os significados da adição com a utilização de estratégias pessoais. Calcular a soma de números naturais, utilizando técnica convencional ou não.




Regras e Desenvolvimento:

Para decidir quem começa o jogo, cada um dos componentes da mesa em números de 3 ou 4 jogam os dados e quem tirar o numero maior de pontos que saíram nos dados começa o jogo e assim sucessivamente. Cada um na sua vez joga os dados e “pega” a quantidade de cubinhos que corresponde aos números de pontos que saíram nos dados. Nas próximas rodadas os pontos vão se somando ao resultado anterior. A regra é NUNCA DEZ! Cada vez que um jogador conseguir 10 cubinhos deve trocar por uma barra, e, quando tiver 10 barras deve trocar por uma placa (centena) No nosso caso estamos trabalhando números até 100. Então vence o jogo quem primeiro conseguir a primeira placa.

Questionamentos possíveis:-
Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
Quantas placas eu preciso para formar um cubão?
Que formas geométricas encontramos neste material?
Que operação está realizando quando juntamos os pontos dos dois dados?

Orientação Metodológica:

Explicação e definição das regras do jogo entre a professora e os alunos.
Apresentação dos grupos
Apresentação do material dourado aos alunos.
O jogo do Nunca Dez.
Apuração dos resultados obtidos por cada grupo.
Premiação. Pirulito para o aluno que conseguir a placa da centena primeiro.

 Atividades para os alunos:










Avaliação:

Os alunos serão avaliados pela observação direta em sua participação, colaboração e entendimento durante o jogo, respeito às regras estabelecidas e na realização de atividades utilizando os conceitos adquiridos de unidades, dezenas e centenas.


Relato da professora:

O trabalho proposto pelas orientadoras do Pacto pela alfabetização na idade certa veio complementar o conteúdo desenvolvido em sala da aula, proporcionando um momento lúdico de interação, socialização, concentração, atenção e memorização, favorecendo a aquisição dos conhecimentos e conceitos de unidade, dezena e centena. Em relação ao material utilizado   (material dourado) foi ótimo, pois utilizou o concreto para que os alunos manuseassem e através do “Jogo do Nunca Dez” aprenderam o conteúdo proposto.                                                                                                                       

 






 


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